Você está visualizando atualmente Programa – BUSCA ATIVA ESCOLAR

Programa – BUSCA ATIVA ESCOLAR

Objetivo é reduzir a evasão escolar. 

Município é um dos 27 a receber consultoria do Unicef no Estado do Rio de Janeiro. 

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Educação, está intensificando o combate à evasão escolar. O município aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar, do Unicef, que tem como objetivo identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e criar as condições para que elas voltem aos bancos escolares. 

Nesta quarta-feira, (12), foi dado o pontapé inicial, com uma reunião de mobilização para apresentação da iniciativa. Reunindo representantes de várias secretarias, líderes comunitários e dos Conselhos Tutelar e de Saúde, o encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. 

A gestora do programa Busca Ativa Escolar em Teresópolis é a Secretária de Educação, Rosana Mendes. Segundo ela, a iniciativa atende às metas 1 e 2 do Plano Municipal de Educação. Previsto pela Lei 13.055/2014, o documento define estratégias e metas a serem seguidas e alcançadas em dez anos. “O que queremos, de fato, é resgatar o aluno que abandonou a vida escolar. E esta é uma ação de todos nós: a sociedade tem que se envolver e contribuir para esse resgate”, concluiu. 

Criado pelo UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o programa faz parte da iniciativa global ‘Fora da Escola – Não Pode!’, do Unicef. Tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora de sala de aula ou em risco de evasão. 

Teresópolis é um dos 27 municípios no Estado do Rio de Janeiro a receber consultoria direta do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para a gestão do Busca Ativa. 

“Essa ferramenta vai auxiliar o município na criação de um banco de dados para a produção de políticas públicas. Estamos propondo realizar uma formação de dados estatísticos municipais”, disse Roberta Castro. Ela é diretora de pólo da Associação Cidade Escola Aprendiz, uma organização de São Paulo convidada pelo Unicef para executar o Busca Ativa Escolar. 

Programas municipais em ação

Coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar no município, Vanda Figueiredo destaca que o programa vem reforçar o trabalho já realizado pela Secretaria Municipal de Educação. 

“Acompanhamos o aluno infreqüente, através do programa ‘Ficai’. Neste segundo semestre letivo, estudantes com 35 faltas são acompanhados diretamente pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Temos ainda o ‘Segunda Chance’, para os alunos acima de 15 anos que já no primeiro semestre apresentaram baixa freqüência. Eles são inseridos na Educação de Jovens e Adultos para que possam terminar o ano letivo”, assinalou Vanda. 

*Matéria publicada pela SecCom