Você está visualizando atualmente EM Maria Mendes utiliza Sussurrofones para auxiliar na leitura

EM Maria Mendes utiliza Sussurrofones para auxiliar na leitura

A Escola Municipal Maria Mendes com o intuito de promover a leitura e buscar novas formas e ferramentas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, vem utilizando o “Sussurrofone”, mais conhecido como Whisper Phone, ferramenta amplamente utilizada no processo de alfabetização nos Estados Unidos.

Whisper Phone (Sussurrofone)

Quem nunca ficou com frio na barriga na hora do professor escolher um aluno para ler em voz alta um texto? Por esse e outros motivos a alguns anos os Whisper Phones, mais conhecidos no Brasil como “sussurofones”, se apresentam como excelente ferramenta pedagógica auxiliando o aprendizado de diversas formas.

Os sussurrofones  são engenhocas que podem ser adquiridas em lojas de produtos educacionais ou podem ser confeccionados com a utilização de tubos e conexões de PVC. O PVC é um excelente isolador acústico, e como o próprio nome diz “sussurrofone”, não é necessário falar em voz alta pois o aparato amplifica o som, e o aluno pode se ouvir claramente.

Esta ferramenta educacional auxilia os alunos na leitura, fluência e entonação sendo muito utilizada no aprendizado da língua portuguesa e principalmente de língua estrangeira. Outra forte característica desta ferramenta é que aumenta a concentração do aluno.

No site da UNDIME essa ferramenta está entre as sete inovações simples com potencial para a educação integral, sendo selecionada pelo Centro de Referências em Educação Integral , demonstrando que é possível promover o desenvolvimento integral e facilitar a aprendizagem mesmo sem muitos recursos.