EM Paulo Freire realiza palestra sobre o Dia da Consciência Negra

EM Paulo Freire realiza palestra sobre o Dia da Consciência Negra

No dia 22 de novembro, foi realizada na EM Paulo Freire uma palestra com o escritor/professor Delmo Geraldo Ferreira sobre o tema “Consciência Negra”, em celebração ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Segundo o palestrante, este projeto existe há muitos anos e já foi realizado em diversas cidades do Brasil, incluindo Teresópolis, onde foi apresentado em colégios da Rede Estadual de Ensino. “A proposta agora é levar este projeto para os alunos da Rede Municipal, principalmente dos últimos anos do Ensino Fundamental, para fazer uma retomada de consciência de que não exista raça negra, raça branca, nós somos todos uma raça, a raça humana”, destacou.

Foram apresentados diversos objetos africanos, dentre eles quadros e máscaras, dentre elas duas máscaras ancestrais. Vale destacar que uma característica forte da cultura africana é o respeito pelos ancestrais. “É importante que se trabalhe todo esse aspecto da cultura e quanto agente deve a cultura africana na formação da identidade cultural brasileira”, destacou o palestrante.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695.

Comente

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: