Você está visualizando atualmente FEIRA JOVEM EMPREENDEDOR PRIMEIROS PASSOS do CEHPT
FEIRA JOVEM EMPREENDEDOR PRIMEIROS PASSOS do CEHPT

FEIRA JOVEM EMPREENDEDOR PRIMEIROS PASSOS do CEHPT

No dia 23 de novembro o Centro Educacional Helena Paula Tavares promoveu o evento “FEIRA JOVEM EMPREENDEDOR PRIMEIROS PASSOS do CEHPT”, na Praça Dom Quixote em Araras. A feira foi o encerramento do projeto JEPP (Jovem Empreendedor Primeiros Passos) realizado em conjunto com o SEBRAE.  Os professores da Unidade Escolar receberam a capacitação do SEBRAE no período de 16 à 20 de agosto, através da professora Lucia Navarro.

“Foi uma satisfação para a comunidade escolar o convite para a escola receber essa capacitação do SEBRAE, sendo a primeira escola a desenvolver o curso do JEPP em Teresópolis. Já pela capacitação com os profissionais, percebemos um grande sucesso, primeiro porque a capacitação foi excelente e segundo porque foi muito bom ver como os professores acolheram esta proposta, oitenta por cento do grupo se interessou em fazer a capacitação, que ocorria até mesmo aos finais de semana. Esse foi o primeiro passo que deu muita alegria para a equipe. ”, destacou a diretora da Unidade Escolar, Cláudia Maria Ventura.

O projeto começou a ser desenvolvido com os alunos no dia 19 de setembro deste ano. Algumas turmas de cada ano de escolaridade foram selecionadas, em conjunto com os professores, para receberem o projeto. “Nas turmas selecionadas, percebemos o ganho com os alunos, pois estes se sentiram empolgados e felizes de estarem se apropriando de conceitos novos e que ao mesmo tempo percebem como o empreendedorismo está presente no dia a dia deles”, ressaltou a diretora.

Com relação a aplicação do projeto, as turmas de 6º e 7º ano produziam em conjunto com os professores, os materiais que seriam posteriormente comercializados na feira de negócios elaborada pela escola. As turmas realizaram a confecção de protótipos dos produtos que poderiam ser comercializados, promovendo a multiplicação daqueles que deram certo, através dos grupos.  Todas as etapas foram realizadas, desde a montagem, confecção e troca de ideias, até a seleção do nome da empresa e a averiguação dos custos de produção e da receita advinda das vendas.

As turmas de 8º e 9º ano ficaram com a parte da organização, elaboração e planejamento da feira, além de produzirem modelos de negócios seguindo as etapas e estratégias necessárias. “O envolvimento deles foi muito bacana, e isso também de uma forma geral, auxilia no envolvimento e interação destes alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, estando uns em contato com os outros para a elaboração do projeto. ”, ressaltou a diretora.

Um fator interessante observado foi a utilização de materiais recicláveis na produção da maior parte dos produtos, tendo em vista que a preocupação com o meio ambiente é uma proposta do próprio curso, onde os alunos aproveitam aquele material que seria descartado naturalmente. Desta forma os alunos começaram a trazer para a escola todo tipo de material que poderia virar um produto a ser comercializado.

“Na minha opinião o JEPP serviu para muitas coisas, educar, fabricar e ajudar o meio ambiente… quando a gente recicla é mais ou menos 1/3 da parte do planeta que a gente ajuda, e para mim foi muito educativo e se puder no ano que vem eu quero fazer de novo. ”, ressalta Adriano Gabriel, aluno do 6º ano do CEHPT.

“Esperamos desenvolver o projeto no próximo ano, com as novas turmas e com aquelas que permanecerão na escola, ampliando ainda mais o projeto, pois foi muito bom.”, destacou a diretora.

O evento contou com a apresentação musical do professor de artes, Denis Lopes Quaglio e do aluno do 8º ano, Yuri Rodrigues da Silva.