Você está visualizando atualmente Inscrições abertas para o curso do FNDE no Módulo CONTROLE SOCIAL

Inscrições abertas para o curso do FNDE no Módulo CONTROLE SOCIAL

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – “Formação pela Escola” – promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (MEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, oferece:

No período de 16 DE SETEMBRO À 16 DE OUTUBRO de 2019, o módulo CONTROLE SOCIAL:

O módulo trata do acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresenta o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do conselho da alimentação escolar, dentre outros. Trata de questões relacionadas com o exercício da cidadania e da atuação do cidadão como conselheiro e até fiscal do bom uso dos recursos públicos para educação no Brasil.

Esclarece quais são as responsabilidades dos diversos atores sociais que atuam no acompanhamento e controle social das ações do FNDE.

  • Público-alvo dos cursos: membros da sociedade civil, funcionários públicos, membros dos conselhos das escolas, conselheiros dos programas vinculados ao FNDE, comunidade local e dos municípios vizinhos.
  • Pré-requisito: ser usuário de e-mail e ter mínima habilidade com a internet.
  • Idade mínima: 18 anos
  • Carga horária40 horas certificados pelo FNDE/MEC, sendo 8 horas presenciais (dois encontros de 4h) e 32 horas à distância (atividades realizadas online na plataforma moodle do FNDE). 

Os cursos para serem abertos precisam de no mínimo 35 inscritos e no máximo 40, de acordo com a liberação da coordenação do FNDE.

Seleção por ordem de inscrição.

Os encontros do curso serão realizados na Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475 – Agriões) nos horários:

  • Turma 1: manhã 9h às 12h
  • Turma 2: tarde 14h às 18h
  • Turma 3: noite 18h às 22h

 Primeiro encontro do curso CONTROLE SOCIAL será no dia 16/09/2019 (segunda-feira);

Segundo encontro presencial dia 07/10/2019(segunda-feira)

 As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou através de e-mail:

Presencialmente: na Rua Carmela Dutra, 475, Sala dos Conselhos – 3º andar, no período de 03 de setembro de 2019 até 10 de setembro de 2019  às 18horas, das 9h às 12h e de 14h às 18hPara a inscrição são necessários: Cópia da Carteira de Identidade e Cópia do CPF.A ficha de inscrição pode ser retirada no local.

Por e-mail: O interessado deverá imprimir o formulário e preenchê-lo de forma legível, enviando-o devidamente preenchido com cópia da documentação para o e-mail  [email protected] no período de 03 de setembro de 2019 até 10 de setembro de 2019 às 18horas.

Clique aqui para baixar o formulário.