Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro PNAIC – UFRJ

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro PNAIC – UFRJ

Ontem, 22 de novembro se reuniram cerca de 30 municípios com seus respectivos Secretários de Educação e/ou seus representantes juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Secretaria Estadual de Educação – SEEDUC/RJ e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

O objetivo do encontro foi firmar a proposta que mantém e integra a parceria do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, o Programa Mais Alfabetização e os professores das disciplinas “Processos de Alfabetização” das escolas estaduais de ensino médio do Curso Normal – Formação de Professores.

Apresentaram as orientações da nova proposta e os resultados em relação à aprendizagem dos alunos a partir das formações do PNAIC desde 2013. Além, de ressaltar que a formação se dará por meio de encontros presenciais sobre a teoria e a prática em alfabetização, seminários, web conferências, atividades na plataforma virtual e oficinas no município e no curso Normal – Formação de Professores.

O PNAIC continuará privilegiando os professores que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I de acordo com a portaria nº 826, de 7 de julho de 2017. Os professores que desejarem participar das formações serão cadastrados no Programa a partir de fevereiro de 2019. Neste molde, a formação continuada não oferecerá mais bolsa de estudos, mas o professor que participar será certificado pela UFRJ.

A cidade de Teresópolis foi representada no encontro do PNAIC – UFRJ para Secretários Municipais de Educação pelas professoras: Luciani do Canto Faria (Diretora do Departamento Pedagógico), Ana Maria de Oliveira Mendonça ( Chefe do Setor /Anos Iniciais) e Gisela Guedes (Coordenadora Pedagógica/Anos Iniciais).

PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

 

Da esquerda para a direita: Luciani do Canto Faria , Gisela Guedes e Ana Maria de Oliveira Mendonça

 

 

 

Fonte: http://www.se.df.gov.br/pnaic-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa/