Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro Regional em Sumidouro

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro Regional em Sumidouro

Ontem, 22 de novembro a Secretaria Municipal de Educação representada pelas professoras Alba Valeria, Márcia Miranda, Rosangela Canto e Karla Franco, participou do Encontro Regional  em Sumidouro. O evento reuniu cerca de 18 municípios, com o objetivo de discutir a Proposta Preliminar do Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro a partir da  BNCC.

O professor Fabiano Faria -SEEDUC – explicou todo o processo que envolve as etapas fundamentais para a re(elaboração) curricular. Também foi apresentada a plataforma que está sendo utilizada para a Consulta Pública para a construção do Documento Curricular do Estado, para que o mesmo represente verdadeiramente os municípios fluminenses e suas particularidades.

A consulta ficará disponível na plataforma até o dia 02 de dezembro no seguinte endereço:

https://sites.google.com/view/documentocurriculardorj/

 

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 “A aprovação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi importante conquista prevista na lei do Plano Nacional de Educação. Agora nós estamos iniciando a sua etapa de implementação, que consiste na elaboração e reelaboração de propostas curriculares das redes de ensino em todo o país.” Alessio Costa, Presidente da Undime, com relação a implementação da BNCC pelo Brasil.

Da esquerda para a direita: Rosangela Canto, Karla Franco, Alba Valeria e Márcia Miranda

 

Fontes: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://sites.google.com/view/documentocurriculardorj/