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Secretaria Municipal de Educação promove Workshop para professores da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 08 e 16 de março o Workshop Corpo, Gestos e Movimentos – Psicomotricidade para professores regentes em turmas de creches e CMEI’s das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.

Este é mais um projeto desenvolvido pela presente Secretaria privilegiando a formação continuada dos profissionais da pasta, demonstrando aos educadores técnicas, brincadeiras e atividades a serem desenvolvidas com os alunos, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a importância da corporeidade dentre os campos de experiências para a Educação Infantil:

“Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. ” (BRASIL, Base Nacional Comum Curricular)

“Sabemos que a brincadeira é fator importante no desenvolvimento da criança, seja ela livre ou dirigida há sempre uma intencionalidade. O Workshop Corpo, Gestos e Movimentos – Psicomotricidade, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, foi uma experiência enriquecedora promovida pela Secretaria Municipal de Educação, onde todos nós, educadores tivemos a oportunidade de buscar ainda mais conhecimento sobre o tema, afinal, Educação Infantil e Psicomotricidade é sempre um diálogo necessário.”, pontua a Chefe da Educação Infantil Alba Valéria Ferreira Teixeira.

A Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).

Bibliografia:

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) .