No momento, você está visualizando Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza celebra 85 anos de criação

Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza celebra 85 anos de criação

Espaço que abriga mais de 6o mil títulos é considerado a maior biblioteca da Região Serrana

 

A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza, atualmente localizada na sede da Secretaria M. de Educação de Teresópolis, celebra 85 anos de criação neste mês de novembro e para comemorar, foi promovido um evento que contou com a abertura de uma exposição sobre a história da maior biblioteca municipal da Região Serrana.

Participaram da comemoração a secretária de Educação, Carla Rabello, e parte da equipe da SME, equipe da biblioteca, o secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o subsecretário da pasta, Arnaldo Almeida, o ex-vereador Hélio Delgado, autor do projeto de lei que denominou a biblioteca com o nome do médico e presidente da Feso, Antônio Paulo Capanema de Souza, e o presidente da ATL (Academia Teresopolitana de Letras), Delmo Ferreira.

“Estamos aqui celebrando 85 anos da nossa Biblioteca Municipal, com a presença de convidados muito especiais, que fazem parte da história deste espaço, como o professor e ex-vereador Hélio Delgado, Wanderley Peres e Arnaldo Almeida, da Cultura, e Delmo Ferreira. Aproveito a oportunidade para convidar quem ainda não conhece a nossa biblioteca e, para quem já conhece também, que venha aqui fazer uma visita pela nossa exposição de fotos, conhecer o nosso lugar e se tornar um leitor!”, enfatizou Carla Rabello.

 

85 anos de história

 

A exposição conta com 50 fotos que percorrem os 85 anos de história da biblioteca, desde a inauguração, em 9 de novembro de 1940, por iniciativa do então prefeito Waldemar Assis Ribeiro, passando pelos locais que já foram sede, como a Casa da Memória Arthur Dalmasso e a Câmara Municipal. Durante o evento, o professor Marcos Habib, Relações Públicas da biblioteca, fez um resumo sobre a história do local.

 

Ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza passou por diversos espaços físicos e diferentes gestões, acompanhando as transformações educacionais e culturais do município. Em 2014, a biblioteca retornou à Secretaria Municipal de Educação, passando a ficar sob a responsabilidade da Divisão de Pedagogia da pasta. Desde então, funciona no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde vem fortalecendo ações de incentivo à leitura, pesquisa e formação cultural. Atualmente, ao celebrar 85 anos de existência, a biblioteca conta com uma equipe multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento e ao atendimento à comunidade.

 

O local possui espaço para leitura, inclusive com acesso Wi-Fi para complementar pesquisas do leitor, e também faz empréstimos dos livros. Para se tornar um membro, basta comparecer ao local com um documento de identificação, será feita uma carteirinha de leitor e com ela a pessoa poderá adquirir até dois livros por vez e terá 15 dias para devolvê-lo, podendo renovar o prazo. As crianças também recebem uma carteirinha.

 

A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza está instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carmela Dutra, 475 – 1º andar, em Agriões. A exposição pode ser visitada até o próximo dia 30. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Fotos: Jorge Maravilha