Alunos de escolas públicas passam por avaliação médica para participar da competição

Cerca de 2.200 alunos de 26 escolas municipais, estaduais e particulares, e suas torcidas, têm encontro marcado neste sábado (14), na abertura oficial dos Jogos Estudantis de Teresópolis 2019. A cerimônia será realizada às 10h, no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea, com entrada franca.

Realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, a competição acontecerá de 14 a 27 de setembro, reunindo estudantes entre 13 e 17 anos.

“É o evento esportivo estudantil mais importante de Teresópolis e que não acontecia há, pelo menos, quatro anos. Com garra e espírito esportivo, durante duas semanas os alunos vão representar suas escolas e mostrar seus talentos. Vamos prestigiar os jogos e assistir nossos jovens atletas em ação”, convida o Prefeito Vinicius Claussen.

Serão disputadas 13 modalidades, masculino e feminino: futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, natação crawl, natação costas, natação revezamento, atletismo 100m, atletismo revezamento (bastão), corrida rústica, xadrez e damas. Os jogos acontecerão no Ginásio Pedrão, nas quadras dos clubes Comary, Casa de Portugal e Várzea F.C. e também no Parque Regadas. 

“Agradecemos aos técnicos que estão preparando nossos alunos. Tenho certeza que com trabalho em equipe, disciplina e em clima de amizade, os jovens atletas vão defender suas escolas e nos deixar orgulhosos. Desejo boa sorte a todos”, destaca Rosana Mendes, secretária municipal de Educação.

No sábado (14), primeiro dia dos JET, a competição terá seis partidas de futebol, com atletas de sete escolas da cidade, no Várzea F.C.. As tabelas dos jogos podem ser conferidas neste link.

 Avaliação médica dos estudantes  

Desde o dia 21 de agosto, alunos das escolas públicas de Teresópolis que vão participar dos Jogos Estudantis passam por avaliação médica, resultado de parceria entre as secretarias de Saúde, de Educação e de Esportes e Lazer.

“O objetivo das avaliações é primar pela saúde dos alunos. Caso sejam diagnosticadas alterações, os estudantes serão encaminhados para acompanhamento com especialistas, se necessário”, relata a coordenadora do PSE (Programa Saúde na Escola), Valéria Machado.

Para agilizar o processo, equipes de saúde dos postos de saúde da família e das unidades básicas de saúde vão até as escolas para os exames físicos. Exames laboratoriais e de eletrocardiograma são feitos nos laboratórios. A emissão do atestado médico acontece mediante a constatação da normalidade dos exames e da aprovação do médico.  

 Serviço

Abertura Oficial dos Jogos Estudantis de Teresópolis – JET 2019
Dia: sábado, 14 de setembro

Horário: 10h
Local: Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea)
Entrada franca

 

Matéria: Assessoria de Comunicação